Sou empreendedor com mais de duas décadas de experiência e ao longo desses anos, mergulhei no vasto universo do marketing, especialmente na estratégia de marketing digital.
Testemunhei a evolução do cenário digital, abracei mudanças e inovações, sempre buscando o equilíbrio entre o tradicional e o moderno. Os desafios nunca me intimidaram; na verdade, foram eles que me impulsionaram a crescer e aprimorar as minhas competências.
Mas acima de tudo, a jornada foi marcada por relacionamentos significativos, parcerias valiosas e a satisfação de ver pessoas a florescer sob minha orientação. O sentimento de ver o sucesso de uma estratégia bem-sucedida é indescritível, é a validação de anos dedicados ao meu ofício.
Ao longo das minhas três décadas como empreendedor, enfrentei desafios significativos que moldaram minha jornada no universo do marketing e estratégia digital.
Essa trajetória rica em experiências não apenas me presenteou com sucessos gratificantes, mas também me proporcionou insights valiosos sobre os erros comuns que assolam os empreendedores do século XXI.
Partilhar essas experiências é mais do que um exercício de reflexão; é uma oportunidade de orientar, inspirar e fortalecer aqueles que buscam prosperar nesse cenário dinâmico.
Se estás a ler este artigo é porque és uma dessas pessoas, estás à procura de tomar consciência de alguns erros que possas estar a cometer.
E vai ser um abrir de olhos para ti e espero sinceramente que seja um Momento 10X no teu negócio e na tua vida.
Bora lá desvendar esses erros e catapultar-te para a melhor versão de ti (enquanto empreendedor)?
INDICE
- Falta de Clareza
- Não encarar o Digital de forma séria
- Não ter um método comprovado
- Menosprezar as redes sociais
- Obsessão por “likes” e comentários nas publicações
- Menosprezar a Inteligência Artificial
- Não focar nas 3 variáveis de crescimento do negócio
- Não aprender com os erros dos outros
- Estar sozinho na travessia do deserto
- Não estar numa comunidade
Então vamos lá!
1- Falta de CLAREZA…
É crítico…
Quando não existe clareza, não sabemos onde queremos estar daqui a 3, 5 ou 10 anos, e não sabemos quem queremos servir e que tipo de negócio e vida queremos ter, é como se andássemos todos os dias com uma venda nos olhos, porque apenas vemos o que se passa no dia a dia e não temos um pensamento estratégico.
Tu tens de ser um jogador de xadrez que pensa vários movimentos com antecedência. Se tiveres 1 objetivo principal muito bem definido, só depois podes fazer “engenharia inversa” e determinar qual é o passo que antecede esse objetivo, e depois qual é outro antecedente e por aí em diante, até chegares ao ponto ou momento em que te encontras.
Com este exercício, serás capaz de ter uma visão muito clara do caminho a seguir.
Vai ser sinuoso, vais encontrar pedras, obstáculos e muitas luzinhas brilhantes que vão fazer-te olhar para o lado e tentar desviar-te do caminho, mas tens de ter manter firme e todos os dias repetir para ti mesmo qual é o teu objetivo e lembrar do caminho que traçaste.
Isso é clareza!
2- Não encarar o DIGITAL de forma séria!
Muitos empreendedores ainda acham que marketing digital é fazer uns posts nas redes sociais 1x por semana e ter um “sitezinho” que funciona como uma brochura ou cartão de visita digital.
Isso é só triste e não serve para nada.
Se realmente queres ter resultados no teu negócio, tens de encarar o digital com a seriedade que ele merece, não fossem os triliões de dólares e euros transacionados TODOS OS DIAS no digital.
Tens de publicar nas redes sociais com regularidade várias vezes ao dia.
Tens de ter critério nas tuas publicações, e não cometer o erro de ser o “burro do Sherk” com o “pic me… pic me…”, que é como quem diz “compra o meu produto… compra o meu produto…”.
Chamam-se redes sociais e não redes comerciais por uma razão… Tens de ser mais social e menos comercial. Entregar valor.
E o teu site tem de funcionar como uma máquina bem oleada para conversão, seja para venda ou para geração de leads.
Ter um campo para subscrever newsletter não serve. Tens de oferecer uma recompensa para aliciar as pessoas a deixar o contacto e entrar para a tua lista.
Ter um formulário onde a pessoa deixa o nome, telefone, email, nome da empresa (se for esse o teu caso) e um campo para deixar mensagem já é alguma coisa, mas muito melhor do que isso seria teres algo mais robusto, como um questionário no typeform ou outra plataforma, em que conduzes a lead com uma série de perguntas que te vão ajudar a perceber se de facto há potencial de negócio e que tipo de produto/serviço melhor se encaixa no perfil do potencial cliente.
3- Não ter um MÉTODO comprovado
Se pegas no que vês de um especialista digital e aplicas e depois fazes o mesmo para outros, aquilo que tu passas a ter é aquilo que chamo de método Frankenstein, lembras-te do filme?
O que quero dizer com isto é que vais criar um mostro, uma coisa que era para ser bonita e funcional, mas no fim de contas aquilo que tens é uma coisa feia e que não funciona. Tens uma geringonça (e isto nada tem a ver com política).
Tu tens de ter um método comprovado, seja ele de que especialista for, e tens de seguir esse método. Se te puseres a inventar e a aplicar coisas que vês à toa, nenhum método vai funcionar como devia.
Portanto, escolhe um mentor e segue à risca o que ele te diz que tens de fazer.
O KDF é o método comprovado por mim e por milhares de pessoas de centenas de nichos diferentes que já passaram pelo programa e tiveram Resultados, não fossem as centenas de testemunhos do meus alunos e que podes ver aqui.
Se realmente queres ter resultados no teu negócio e precisas de um método, o KDF é a resposta que procuras.
4- Menosprezar as REDES Sociais
Lá atrás falei-te que tens de publicar com regularidade e critério, e tens de entregar muito valor para aumentar o nível de confiança das pessoas em ti e naquilo que tu podes fazer por elas.
Mas publicar só, também não é suficiente, porque o alcance orgânico das plataformas está pela hora da morte e então tens mesmo de investir na propagação e alcance das tuas melhores publicações.
Além disso, tens de fazer anúncios de conversão (leads ou vendas) de forma a conseguir mais resultados e escalar o teu negócio.
“Ricardo, em que redes sociais devo investir?”
Depende… Onde é que o teu avatar e os teus clientes mais estão? Qual é a rede social que eles mais utilizam?
Quando tiveres resposta a esta pergunta, saberás onde investir, mas aviso-te que existe todo um ecossistema digital.
As pessoas pesquisam no google, veem vídeos no Youtube, estão em várias redes sociais e raramente em apenas uma. Por isso tens de delinear uma estratégia capaz de causar impacto e distribuir orçamento publicitário de forma inteligente pelos diferentes canais de distribuição digital.
5- OBSESSÃO por “likes” e comentários nas Publicações
Likes e comentários são métricas de “gabanço”. São espetaculares para o teu ego, mas pouco ou nada acrescentam ao teu negócio.
Sim… quantos mais comentários e reações numa publicação, maior relevância tem para o algoritmo das ferramentas e isso faz com que ganhe ainda mais alcance orgânico… mas isso não significa necessariamente que as vendas ou leads vão crescer na mesma proporção.
Já vi publicações e anúncios que geraram muita interação que não geraram assim tantas leads e vendas, e já vi anúncios feios ou com pouca interação, mas que geraram muitas visitas à página de destino e que ajudaram muito à conversão e resultados.
É importante saber quais são as métricas que realmente interessam e ignoram as métricas do “gabanço”
6- Menosprezar a INTELIGÊNCIA Artificial
A Inteligência Artificial veio para ficar e dentro de muito pouco tempo vai ganhar predominância em todos os sectores de mercado, quer tu gostes ou não gostes.
É simplesmente incrível aquilo que elas conseguem fazer em tão pouco tempo. É absurdo um empreendedor do sec. XXI não usar a inteligência artificial para ganhar produtividade, poupar tempo e recursos financeiros e humanos…
Se grandes negócios mundiais estão neste momento a usar a inteligência artificial porque realmente é uma grande mais valia, imagina o que a inteligência artificial pode ajudar-te a alcançar no teu negócio, na tua micro empresa ou PME.
Ou abraças esta oportunidade, ou deixas-te ultrapassar. Tu decides…
7- Não focar nas 3 variáveis de CRESCIMENTO do negócio
Eu aprendi com o Jay Abraham que existem apenas 3 formas de um negócio crescer:
· Ter mais clientes
· Aumentar o valor médio de compra de cada cliente
· Aumentar o número de vezes que os clientes compram de ti
Não existem formas de fazer crescer a faturação num negócio! Ponto!
Então sempre que achares que precisas de faturar mais e crescer o negócio (e deves ter sempre este mindset, porque aquilo que não cresce acaba por morrer), deves refletir:
· Será que consigo atender mais clientes ou tenho a agenda cheia e não tenho mais tempo?
· O cliente que vem comprar A, como posso fazer para que ele compre também B e C?
· O meus clientes compram x vezes de mim durante o ano. Como é que eu posso fazer para que passem a comprar 2x vezes mais?
Imagina agora que encontras resposta para estas 3 perguntas e consegues ter mais clientes, que eles invistam mais sempre que compram de ti e que compram mais vezes durante o ano… Isso não é um crescimento de 3x mais sim de 10x!
Imagina o que um crescimento dessa ordem poderia fazer pelo teu negócio e pela tua vida. Imagina o número de pessoas que poderias empregar, tirar das filas do centro de emprego ou mesmo deixarem de passar por necessidades.
Há pessoas que olham para o marketing como uma coisa má, porque é persuasiva ou manipuladora. Mas isso é porque a sua visão das coisas e do mundo em que vivem é demasiado estreita e não conseguem ver que o marketing é o motor que faz girar esta roda em que vivemos a 149.600.000 km do sol (ignorando por completo as leis da física ;P).
Não é à toa que o Peter Drucker afirma há muitos anos que marketing e inovação são o verdadeiro motor de qualquer negócio. Muito mais do que qualquer outra área ou departamento do negócio.
8- Não aprender com os ERROS dos outros
Pessoa inteligente é aquela que aprende com os próprios erros, mas a pessoa que é verdadeiramente sábia é aquela que consegue aprender com os erros dos outros!
É importante que percebas o que se passa à tua volta e teres a sensibilidade e destreza mental de perceber onde é que o teu “vizinho” errou, porque é que errou e quanto lhe custou esse erro.
Por isso é tão importante que tenhas um mentor, alguém que já percorreu o caminho das pedras e sabe orientar-te para que não tenhas de passar pelos mesmos percalços, não tenhas de bater tantas vezes com a cabeça na parede e poupar-te de algumas desilusões, frustrações e muito tempo e dinheiro.
E isto leva-me ao próximo grande erro dos empreendedores que é…
9- Estar SOZINHO na travessia do deserto
Ser Empreendedor é das profissões mais solitárias que existe, porque muitas vezes o empreendedor é incompreendido por familiares, amigos e membros da equipa, porque estes não partilham da mesma forma de pensar.
Muitas vezes, quando todos vão dormir, o empreendedor continua acordado a pensar no negócio:
· Como é que posso servir melhor os meus clientes e mantê-los fieis a mim?
· Como é que posso crescer o meu negócio sem sobrecarregar a minha equipa e o meu tempo?
· Como é que faço para ultrapassar este e aquele desafio?
· Como é que vou arranjar dinheiro para pagar salários este mês?
· Como é que faço para ter hipótese de investir neste equipamento ou neste serviço que tanto precisamos na empresa?
São uma série de perguntas que deixam o empreendedor sem dormi muitos dias ao longo do ano. E as pessoas que lhe são mais próximas não são, por norma, as melhores para o ajudar a encontrar uma resposta.
Daí ser tão importante que o empreendedor se rodeie de outras pessoas que pensam como ele, que passam ou passaram pelos mesmos desafios e que possam realmente contribuir com ideias, insights e possíveis soluções para um ou vários desafios.
E este erro também me leva ao próximo que é…
10- Não estar numa COMUNIDADE
“se queres ir rápido, vai sozinho. Se queres ir longe, vai acompanhado.”
Eu prefiro ir longe e da forma mais rápida possível. Por isso estou inserido em comunidades internacionais de mastermind. E os mais de 150K que invisto todos os anos para estar nestes Masterminds saem-me do pelo, mas são aquilo que me fez crescer da forma e com a velocidade que podes ver.
Portanto, é isso que recomendo a qualquer pessoa que seja empreendedora ou pretenda empreender, que esteja inserido numa comunidade de pessoas com a mesma ambição, que o apoie e puxe por ele.
Esse é o espírito da comunidade KDF e que está ainda mais patente na mentoria KIAI Academy Evolution
Conclusão:
Estes são os 10 maiores erros do empreendedor que vejo serem cometidos.
Muitos outros existem (e eu não sou infalível), mas se pelos menos não cometeres estes que aqui estão, estarás vários passos à frente de 99% de outros empreendedores que podem ser teus concorrentes diretos.
Por isso, deves entrar para O programa que te ensina a ter resultados com marketing digital. O KDF é O programa de excelência para os empreendedores portugueses e não existe outro programa como este em Portugal.
Nesta ligação podes saber como te podes juntar ao KDF a à maior comunidade de empreendedores em Portugal que realmente importam-se com os seus clientes.