Ideais para iniciar
1. Mailchimp
O Mailchimp é das plataformas mais utilizadas e também das mais antigas no mercado. Isso não impediu que continuassem a modernizar e a ampliar as suas capacidades de email marketing com uma forte aposta em emails e templates atrativos para uma comunicação jovial e com aspeto profissional.
Permite a criação de landing pages e automação de emails, no entanto a utilização destas funcionalidades dentro da plataforma não é tão fluída como noutras plataformas mais recentes.
No entanto, continua a ser preferida por muitos utilizadores devido ao plano gratuito, até 2000 contactos, que inclui um CRM para marketing e uma oferta com boa proporção qualidade/valor nos planos pagos.
No entanto, para bases de dados com muitos clientes poderá ser mais vantajoso avaliar desde o início outras plataformas mais robustas, uma vez que a subscrição está assente no volume de contactos, o que, mais para a frente, vai acabar por encarecer o plano.
É uma ferramenta que oferece a possibilidade de integração com outras plataformas, seja diretamente, ou com utilização de terceiros.
Conclusão: O Mailchimp ainda é das ferramentas preferidas para email marketing, em particular para quem está a iniciar atividade digital. No entanto, existem ferramentas mais completas e que oferecem outras funcionalidades que valerão a pena avaliar.
Site Mailchimp: https://mailchimp.com/
2. Systeme.Io
O Systeme.io tem os contactos organizados por etiquetas (TAGs) e não por listao que, por vezes, dificulta a utilização de quem já está habituado a migrar de uma plataforma assente em listas, mas depois de ultrapassada essa questão, torna-se uma ferramenta muito acessível na sua utilização, particularmente por utilizadores menos experientes a lidar com tecnologia.
A utilização de filtros permite segmentar os contactos de forma a poder direcionar a mensagem aos destinatários selecionados e as estatísticas da ferramenta permitem conhecer o grau de interação com a comunicação enviada.
A versão gratuita permite ter um domínio customizado, o que é algo claramente a favor porque dá mais credibilidade à comunicação e o plano base é suficiente para a maior parte das pequenas e médias empresas que começam a dar os primeiros passos no email marketing, ou para as que pretendem testar um infoproduto (exemplo: curso online) ou um serviço.
O Systeme.io também permite a venda de produtos físicos, mas é uma funcionalidade ainda embrionária, devido a não se conseguir adicionar ao carrinho mais do que um produto e não suportar variações de produtos ou diferentes tipos de entrega.
Em contrapartida, permite a construção de funis de leads e de vendas de infoprodutos ou mesmo o desenvolvimento de um blog ou site simples na versão gratuita.
Há a possibilidade de integração simples com outras ferramentas desde que seja utilizada a ferramenta Zapier.
Conclusão: O Systeme.ioé ideal para empresas em início de atividade ou para as que pretendem testar infoprodutos e serviços. Não será indicada para e-commerce, exceto se for para produtos únicos, sem variações ou métodos de entrega diferenciados. Pode ser uma solução gratuita para um primeiro site que tenha como objetivo apresentar a empresa e captar os primeiros clientes, ou para criação de um curso online básico.
Site Systeme.io: https://systeme.io/
3. Mailerlite
O MailerLite permite agrupar os contactos por listas e comunicar de forma automatizada e segmentada com eles.
A possibilidade de criação de landing pages existe, bem como a de fluxos de automação, no entanto há ainda espaço para melhoria na usabilidade da ferramenta.
O ponto forte é na elevada fiabilidade na entrega dos emails, sendo que é das ferramentas com melhores classificações.
Apresenta um bom rácio qualidade/preço e também é uma ferramenta escolhida por pequenas e médias empresas para começar a sua comunicação digital com email marketing.
O valor da mensalidade, tem como base o número de destinatários e o pacote de funcionalidades escolhido.
Outro ponto forte do MailerLite é a integração direta com várias plataformas relevantes para e-commerce como o Shopify e Woocommerce.
Conclusão: O Mailerlite é iIdeal para pequenas e médias empresas, podendo ser utilizada para comunicação de infoprodutos, serviços e email marketing para e-commerce, com valor acessível, mas escalável.
Site MailerLite: https://www.mailerlite.com/
4. Sendinblue
O Sendinblue é uma ferramenta particularmente vocacionada para o email marketing, sendo um ponto de diferenciação o envio gratuito até 300 emails por dia (9.000 por mês) com acesso a um CRM de vendas e, no plano premium, a utilização de Mapas de Calor, para saber onde os destinatários retiveram mais tempo e assim aferir o interesse pelo conteúdo dos emails.
Está organizado por listas de contactos e permite adicionar campos para recolha de informação customizada nos formulários que podem ser integrados tanto em emails, como em sites ou em landing pages (disponíveis apenas no plano premium).
A construção de templates de emails é bastante acessível mesmo para utilizadores menos experientes, porque basta selecionar e arrastar os elementos (texto, imagem, etc) para o corpo do email e depois ajustar as definições.
Uma particularidade interessante é a possibilidade de subscrever um IP dedicado que permite um maior controlo sobre a reputação da conta, bem como a possibilidade de comprar mais emails ou envio de SMS “ à la carte”.
Permite ainda a integração com outras plataformas de email marketing, de forma a permitir a sincronização de contactos entre elas.
Conclusão: O sendinblue é ideal para começar a criar lista de contactos e uma comunicação personalizada, de forma simples e com visibilidade sobre os resultados de interação com um valor mais acessível.
Site Sendinblue: https://sendinblue.com/
5. Getresponse
A GetResponse é uma ferramenta versátil, tanto para empreendedores como para marketeers, porque assegura a criação de lista e comunicação segmentada, mas vai além disso com a possibilidade de criação de landing pages, funis de leads e até sites que podem ser feitos a partir de templates ou de um editor assente em Inteligência Artificial.
É uma ferramenta indicada para utilizadores com poucos conhecimentos de tecnologia porque disponibiliza templates para newsletter pré-feitos e prontos a usar no editor.
Tem um plano gratuito que permite explorar todas as funcionalidades do plano premium durante 30 dias, sendo que a automação de emails só é possível, depois desse período, num plano mais avançado.
O GetResponse assenta na organização dos emails em listas que podem ter campos customizados ou etiquetas para uma mais fácil organização da comunicação.
Como ponto distintivo, destaca-se o envio de newsletters com RSS Feed, o que significa que pode automatizar o envio de newsletter sempre que fizer uma publicação de um artigo.
O Editor tem margem para melhorias porque faltam alguns (poucos) elementos mais comuns encontrados noutras ferramentas.
Permite a integração com outras plataformas (inclusive de e-commerce) diretamente ou através de terceiros.
Conclusão: A GetResponse procura oferecer muito mais do que o email marketing e complementar a sua oferta de forma a que o empreendedor ou profissional de marketing não precisem de sair da sua plataforma para integrar com outras. No entanto, tem margem para melhorias, a entregabilidade não é das mais fortes e os planos encarecem bastante conforme o aumento do volume de destinatários.
Site GetResponse: https://www.getresponse.com/
6. Convertkit
O Convertkit posiciona-se como uma ferramenta vocacionada para a gestão de contactos de criadores de infoprodutos, bloggers e influenciadores, oferecendo, para além disso, a possibilidade de venda de infoprodutos ou serviços de uma maneira pontual ou recorrente.
A edição de conteúdos é bastante acessível e a automação permite a criação de sequências de emails pré-feitos com a venda de infoprodutos associada.
A gestão dos emails pode-se tornar confusa se os contactos não forem bem etiquetados, uma vez que não têm o conceito de lista. O mesmo acontece quando se preparam os emails para automatizar. Uma boa nomenclatura e organização, feita através de etiquetas (TAGs) permitirão o aproveitamento da ferramenta ao máximo.
Disponibiliza ainda a criação de emails com RSS Feed e permite integração direta com outras plataformas, algumas vocacionadas para criadores de conteúdos, mas não no plano gratuito.
Conclusão: A criação de emails e a sua automação é bastante acessível e permite ainda vender o infoproduto ou serviço associado, no entanto, a organização por TAGs pode tornar-se confusa se não for bem planeada a etiquetagem dos contactos por ações ou interesses.
Site Convertkit: https://convertkit.com
Made in Portugal:
1. E-goi®
O E-Goi é uma ferramenta que possibilita a comunicação com os destinatários de uma maneira diversificadaporque, para além do email, permite enviar SMS, mensagens push (se tiver uma app móvel), web push (notificações instantâneas aos visitantes do site) e comunicação integrada, entre outras.
Para além disso, a oferta de integrações com aplicações terceiras é também um ponto forte.
O período de 31 dias de testes gratuitos é suficiente para testar as potencialidades da plataforma ao máximo.
Apesar de procurarem esclarecer os utilizadores, ainda têm margem para melhorias na comunicação porque encontra-se ainda algum “tecnicalês” na interface (exp: Validar os MX do email).
O plano gratuito disponibiliza bastantes funcionalidades como o agendamento de Posts no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Google My Business, WebPush Ilimitado até 35.000 contactos, E-mail Marketing com Envios Ilimitados, Templates com Design Profissional prontos a usar, Criação de Landing Pages e Pop-ups e Whatsapp Leads. Os planos pagos são acessíveis e não obrigam à fidelização na subscrição (exceto no plano corporate).
A organização dos emails é feita por listas e etiquetas e pode-se ainda criar grupos para uma melhor organização.
Integram com as principais plataformas de e-commerce para permitir o envio de emails transacionais (exp: encomendas, notificações) e recuperação de carrinho abandonado.
Conclusão: A plataforma tem uma boa aceitação, tanto em Portugal como no Brasil. É um pouco mais técnica e tem margem para melhoria na comunicação e na usabilidade mas é uma ferramenta a considerar, em particular se pretender chegar aos destinatários por múltiplos canais ou se tiver uma loja online.
Site E-goi: https://www.e-goi.com/
Os robustos:
1. Activecampaign
O ActiveCampaign tem sido apontado como uma ferramenta de email marketing extremamente fiável e versátil na aplicação, ainda que tenha uma curva de aprendizagem mais exigente se os utilizadores quiserem colocar em prática todo o seu potencial.
É ideal para negócios que já tenham uma necessidade de escalar a sua comunicação, seja porque permite automatizar fluxos de comunicação com base na atividade dos destinatários, ou comunicar de forma segmentada com aqueles que interagem mais com a marca ou compram os seus produtos ou serviços.
Por isso, a utilização da ferramenta trás um custo, após os 14 dias iniciais experimentais, não só nas funcionalidades disponibilizadas como na quantidade de contactos da lista empresarial.
Em relação aos benefícios, claramente a segmentação, a automação de emails e a capacidade de customizar a mensagem conforme o valor do cliente, para a empresa, é uma mais-valia. A gestão é feita por listas de contactos e a comunicação por segmentação (adição ou exclusão de contactos) bem como pela utilização de etiquetas customizadas (TAGs).
O ActiveCampaign integra um CRM (“Customer Relationship Management”) que permite gerir, inclusive, o ciclo de contactos comerciais com cada cliente. Não é porém, dos CRMs mais completos do mercado.
Mais recentemente, introduziram a possibilidade de criação de landing pages que vieram ainda autonomizar mais a ferramenta e adicionar uma nova funcionalidade ao seu portefólio o que, anteriormente, obrigaria à contratação de mais um software.
Havendo a necessidade de integrar com outros softwares, conforme o caso é disponibilizada a conexão direta ou através de outros softwares como o Zapier.
Conclusão: Se a empresa tem um volume grande de emails e precisa de processos automatizados que permitam uma gestão mais personalizada dos clientes com maior valor, o ActiveCampaign será uma escolha acertada.
Site ActiveCampaign: https://www.activecampaign.com/
2. Hubspot
O Hubspot é muito mais do que uma ferramenta de email marketing, porque agrega toda a gestão dos clientes seja ao nível dos contactos por marketing, vendas e suporte ao cliente.
Ao invés de disponibilizarem um período de testes gratuito, optaram por dar acesso livre a uma série de ferramentas dentro da própria plataforma, com utilização limitada às funcionalidades escolhidas.
Ainda assim, esta versão “leve” ( muito bem! ) , com funcionalidades selecionadas é bastante generosa porque permite um contacto com todas as áreas (marketing, vendas e serviço ao cliente), adicionar até 1,000,000 contactos, enviar 2.000 e-mails por mês, criar 25 listas estáticas, 5 listas inteligentes e 20 landing pages responsivas.
Ao registar uma conta, dispõe de um tutorial completo que explica passo a passo, como usar as funcionalidades gratuitas e retirar o máximo da plataforma.
Os contactos são organizados em listas e têm a vantagem de poder atribuir cada contacto a um elemento da equipa e acompanhar a evolução da venda num Gestor de Clientes (CRM).
Tem a particularidade de dar suporte a 11 idiomas, o que possibilita trabalhar com equipas internacionais.
A automação de emails está apenas disponível no plano Professional, o que já obriga a um investimento bem maior na plataforma apenas para ter acesso a essa funcionalidade.
Atualmente estão a desenvolver um novo módulo que irá permitir conectar pagamentos online ao CRM e enviar cotações com possibilidade de pagamento imediata (por enquanto apenas disponível nos EUA e para Edições Premium).
Conclusão: É uma Plataforma muito completa e a ferramenta de email marketing de fácil utilização. Ideal para empresas que têm já uma equipa que faça suporte ao cliente ou gestão de contas. Não é das plataformas mais acessíveis, mas compensa ao nível das funcionalidades, em particular se a empresa pretender ter todo o histórico de interação, venda e serviço ao cliente num único lugar.
Site Hubspot: https://www.hubspot.com/
3. Infusionsoft® By Keap
INFUSIONSOFT® BY KEAP é uma Plataforma com Gestão de Clientes (CRM) que agrega a comunicação de marketing e vendas e permite que os negócios ganhem a visibilidade e a agilidade para poderem crescer e escalar.
Permite a integração com centenas de aplicações terceiras de forma a aumentar ainda mais a sua performance.
Os contactos de email podem ser agrupados por etiquetas (TAGs) para uma segmentação mais fina.
A possibilidade de criar automações à medida (para além de várias automações simples, oferecidas à la carte), permite que os negócios adaptem os fluxos de comunicação à sua necessidade. Não é, porém, das mais simples de utilizare não dá uma visibilidade imediata dos passos nela contidos, o que pode dificultar se for preciso afinar ou corrigir algum dos fluxos automatizados.
Como ponto diferenciador relevante, disponibilizam uma base de dados significativa com imagens de qualidade para poderem ser utilizadas na construção de newsletters e emails, o que agiliza imenso a construção de uma comunicação mais atual ou de uma página já com aspeto profissional.
Oferecem 14 dias de teste à plataforma, sendo que no final será preciso optar por um dos planos pagos (que aumenta conforme as funcionalidades escolhidas e o volume de destinatários).
Pode parecer uma solução menos acessível, no entanto, devido à automação dos processos de negócio que podem incluir toda a comunicação de email marketing, a gestão de marcações, a gestão de clientes e contas, os pagamentos e a faturação, acabam por libertar recursos para outras atividades geradoras de receita para a empresa de forma a compensar este investimento.
Conclusão: O INFUSIONSOFT® BY KEAP é uma solução robusta, ideal para empresas que pretendem centralizar a gestão das operações de marketing e vendas. A automação é um ponto forte e a gestão de email marketing é acessível a utilizadores menos experientes. Não será uma solução de início de atividade, mas ideal para negócios que começam a crescer e precisam de ganhar mais agilidade, visibilidade e controlo sobre os seus processos.
Site Keap: https://www.keap.com/
Em resumo
Verifica-se uma tendência nas plataformas que oferecem email marketing, de aumento de funcionalidades com o objetivo de manter o utilizador fidelizado à plataforma, bem como na utilização generalizada de planos de subscrição para diluir mensalmente um custo, que à partida, poderia afastar alguns utilizadores. A automação de emails vem sistematizar os processos de comunicação ao libertar equipas que se passem a focar cada vez mais no desenvolvimento de negócio.
Nota final: As plataformas de email marketing têm como objetivo cumprir objetivos de comunicação e divulgação de produtos e serviços mas, independentemente da escolha da ferramenta ou plataforma, o FOCO deverá ser sempre a pertinência e a cadência de comunicação a ter com o cliente de forma a mantê-lo interessado, satisfeito e envolvido e a não saturar este canal privilegiado de comunicação.
Nome: Ana Machado
Instagram: @bizzframework