RICARDO TEIXEIRA

RICARDO TEIXEIRA

5 minutos de vídeo = Conteúdo de 2h

Se há coisa que me irrita, é desperdiçar o meu tempo. Saber que estou a fazer algo e que não estou a aproveitar todos os minutos de forma optimizada deixa-me com uma sensação de desperdício do meu bem mais precioso e, com aquele sentimento de que não estou a ser produtiva o suficiente.


Quem me conhece, sabe que sou fã de estratégias de optimização de tempo e tudo que me possa ajudar a reduzir o esforço no trabalho e, naquilo que necessito de produzir, em termos de conteúdo, é sempre muito bem-vindo.


A regra dos 80/20 é aquela beleza dourada que paira sempre no ar quando começo a projectar todas as tarefas que necessito executar, e a produção de conteúdo não está fora dessa lista.


Olá, eu sou a Isa, sou Mentora da Intuição e hoje venho partilhar contigo como rentabilizar 5 minutos de vídeo em 2h de conteúdo para a tua rede digital. com o menor esforço do teu tempo e, da tua mente.

Conteúdo do artigo

Se eu te disser que, com um investimento de 5 minutos do teu tempo consegues mais de 2h de conteúdo e uma distribuição por mais de 7 plataformas diferentes de comunicação com o teu avatar, gostavas de saber? Claro, não é?

Este é realmente um dos maiores desafios para quem é empreendedor online, a produção de conteúdo de qualidade e a sua distribuição pode-se tornar uma dor de cabeça, quando não é bem programada. Muito facilmente se torna um pesadelo de tarefas e tarefinhas, entre gravação de vídeos, edição dos vídeos, escrever artigos de blog, criar posts para instagram e facebook, reels, stories, tiktok, twitter… é um não mais terminar de um loop quase sem fim.

E como sabemos, nem só de produção de conteúdo vive um empreendedor, certo? Há muito mais a fazer. Meu Deus! Tanto mais a fazer…

Então, como tornar esta tarefa mais leve e conseguir ter uma distribuição por todas as plataformas que te interessam?

É aqui que entra a beleza da multiplicação do conteúdo! 5min=2h, adoro esta matemática!

É quase como aqueles géis de banho que servem para tudo, gel de banho, shampoo, amaciador… É só comprar um frasco e está o problema resolvido, em vez de ter que comprar um frasco para o shampoo, outro para o amaciador, outro para o gel de banho, outro para creme não sei das quantas… simplifiquemos!

Só te posso dizer que isto vale ouro!

Vamos à prática? Acredito que estejas curioso.

Mas antes de lá chegarmos, é importante ter uma base, organização, método.

Ou seja, para poderes aplicar o que vou partilhar contigo e tirar o máximo proveito, precisas de alguma estrutura, senão corres o risco de te enrolares num grande novelo de tarefas sem qualquer estratégia e que no final do dia, todo esse trabalho não te vai servir assim tanto como pretendes.

Então, uma das estratégias que adoptei para poupar a minha energia mental e o meu tempo, é a programação dos temas que quero abordar. Assumindo que nesta fase já fizeste o estudo do teu avatar e já conheces as suas dores e desejos, isso facilita a decisão dos teus temas. Se não o fizeste, pára de ler este artigo e vai lá fazer o TPC para isto te trazer bons resultados.

E dentro de todo este conhecimento, a utilização da Intuição na definição destes pontos é extremamente útil. Ela pode servir-te para ires buscar ideias ‘fora da caixa’, temas que seriam mais difíceis de te lembrares se não usasses esta ferramenta.

E não, isto não é wo-wo talk, a Intuição já está a ser estudada desde os finais do século XIX, e até já foi utilizada como arma de guerra na altura da guerra fria.

Vou dar-te aqui alguns passos simples para experimentares usar a Intuição nesta fase (usas se quiseres, de qualquer modo, convido-te a confiares e a permitires-te fazer a experiência):

De acordo com o teu calendário de lançamentos, venda de produtos ou serviços, vais definir um tema por cada mês. Depois disso vais desdobrar e vais definir um subtema por semana.

Neste desdobramento, por vezes, a criatividade pode parecer escassa, então vais recorrer a uma das ferramentas mais poderosas que tens: a Intuição.

  • Vais-te sentar tranquilo, fechar os olhos e fazer 3 respirações bem profundas,

  • Normalizas a respiração e permites o corpo relaxar-se

  • Vais imaginar que és uma árvore e que estás ligado à terra, à sua energia, e deixas o teu corpo relaxar mais um pouco durante alguns momentos

  • Com o tema do mês na tua mente, vais colocar a tua atenção no centro do teu peito e vais apenas sentir, vais-te permitir que toda a tua atenção seja apenas no que estás a sentir nesse momento.

  • Agora vais imaginar como queres que o teu avatar reaja ao encontrar o teu conteúdo, visualiza-o a ler, ouvir, ou a ver o teu vídeo no canal do youtube (nesta fase ainda não tens tema definido, apenas a reacção que tu pretendes)

  • Respira fundo, agradece.

  • Agora vais ‘despejar’ para o papel tudo o que te surgir na mente, todas as palavras, expressões, emoções. Nesta fase estás apenas a fazer o download para o papel.

  • Agora que já tens mais informações, começas a ‘juntar peças’ e a criar alguns possíveis títulos para o teu tema da semana. Geralmente esse títutlo pode ser o mesmo que do teu vídeo do youtube.

  • Olha para todos os temas com calma, e escolhe aquele que te chamar mais a atenção, ou o que te entusiasmar mais e avança com esse.

Ao fazeres esta lista de temas desta forma, estás a permitir-te a estares mais alinhado contigo e com o que é o teu propósito, e a probabilidade de ser de real interesse para o teu avatar será muito mais alta.

A partir daqui já podes começar a definir como queres gravar. Vamos passar para a ação!

Câmara pronta?

Não precisas de ter um grande estúdio de produção, só para sermos mais práticos, podes usar mesmo o teu telemóvel. Aqui entre nós, se o teu conteúdo for realmente de valor, o teu avatar não vai ficar assim tão chateado se o gravares no telemóvel. E hoje em dia, os telemóveis actuais, têm grande qualidade de imagem e som, o principal para poderes ter um bom video.

Vais escrever as principais ideias que queres abordar no teu vídeo em modo de ‘bullet points’, esta parte é muito importante porque te vai ajudar a manter o foco no tema que estás a falar, sem dispersares e sem te tornares aborrecido para quem está a ver o vídeo.

Procura um local com boa luminusidade, geralmente ao lado de uma janela é uma boa escolha. Um conselho: não filmes em contra luz, como por exemplo, com a janela nas tuas costas. Se fizeres isso só se vai ver a tua silhueta.

Se te sentires um pouco nervoso porque não estás habituado a gravar vídeos, podes dar uns saltinhos, dar uns gritos (um belo Kiai faz um ótimo efeito) para libertar a tensão.

Há quem prefira gravar sozinho e há quem precise de estar a falar para uma pessoa real para se tornar mais natural, procura perceber qual é a forma com que te sentes mais à vontade. Faz experiências se for preciso, até encontrares uma forma que te sirva.

Portanto, garantida esta base, é só clicar no “record” e falar sobre o teu tema.

E depois, é como se estivesses a falar para o teu melhor amigo.

Até aqui tudo bem? Vai sair tudo direitinho à primeira? Claro que não, mas o importante é começares. Com o tempo, vais ficando cada vez mais à vontade e vai ser cada vez mais fácil deixar fluir.

Após a gravação estar feita, fazes uma edição simples, não precisas de estar com muitos salamaleques, quanto mais simples melhor. Lembra-te: o importante é a qualidade do teu conteúdo e a optimização do teu tempo.

Depois de teres o vídeo pronto, colocas no teu canal do youtube, e deixas que ele notifique os teus seguidores.

Neste ponto, se estás a começar do zero, recomendo-te que anuncies à tua lista que publicaste o vídeo. O youtube vai impulsionar o teu vídeo mais ou menos, com base nas visualizações e interações que acontecem nas primeiras 48h, por isso, quanto mais interações e visualizações tiveres nas primeiras 48h, melhor!

E agora é que começa a magia a acontecer!!!

Vamos rentabilizar estes 5 minutos? Bora lá!

Vais pegar no teu vídeo, e vais obter apenas o som em formato mp3, há diversas ferramentas gratuitas e disponíveis na net em que podes fazer isso, e a maioria dos editores de vídeo também já te dão a opção de exportares para mp3.

Daqui já tens um episódio para um podcast! “Uau!! Não sabia que era assim tão fácil ter um podcast!” Exacto!! Já está.

De seguida podes usar o som para transcreveres toda a gravação. Para esta parte podes pesquisar algumas ferramentas na net. Mas uma opção relativamente fácil e que te pode ser útil, é usares a digitação por voz do google docs ou do office 365. Basta colocares o micro encostado à coluna e a ferramenta faz o resto.

Fazes uma revisão ao texto, uns pequenos ajustes, e tens um artigo de blog pronto muito rapidamente. Manter o blog activo vai começar a ser ‘peaners’ (como dizia o nosso amigo)!

Desse artigo de blog, podes retirar algumas frases chave e fazer vários posts para o twitter. Pimba!! Mais um sem esforço nenhum!!

Essas mesmas frases podem transformar-se em imagens de posts ou carrosséis para o Instagram e Facebook! wow!

Do teu vídeo original, podes cortá-lo em pequenos vídeos de 1 minuto em que consigas ‘apanhar’ momentos interessantes, educativos ou que suscitem interesse, e colocá-los no reels do instagram.

Esse mesmo vídeo pode ser colocado também no tiktok. E já tens mais duas plataformas com distribuição de conteúdo com o mínimo de esforço.

Ainda neste âmbito de vídeos curtos, podes também retirar pequenos momentos de 15s ou 30s e publicar nas tuas stories. Nessa publicação de stories também podes escolher que seja publicado no facebook. Adoro estes 2 em 1!

Entusiasmado com estas ideias? Espera… ainda não acaba por aqui!

Depois de já teres distribuído tanto conteúdo, ainda tens mais umas opções.

Passados alguns dias de teres publicado o vídeo no youtube, podes igualmente colocá-lo no IGTV, e na tua página do facebook, tal qual como está no youtube.

Para além disso, se o Linkedin for uma plataforma em que também faz sentido estares presente, podes publicar lá o teu artigo, as tuas frases e o teu vídeo.

E voilá! 5 minutos desdobrados em mais de 2h de conteúdo. É pura magia não é!?

Eu adoro esta estratégia, e é uma das formas que te tira menos energia para poderes rentabilizar o teu esforço mental e de tempo.

Com um tema, consegues ter mais de uma semana de conteúdo.

Agora que já sabes, é por as mãos na massa!

Nome: Isabel Castro
Instagram: @isacastro.mentoraintuicaoemail

Espalha a mensagem ao empreendedor próximo de ti!

Gostaste do artigo? Deixa um comentário!