1- Tem um site que converta
Mais do que uma montra, necessitas de ter uma máquina de vendas. Um site ou uma landing page que te permita recolher leads resultante de ofertas / recompensas que dás aos teus visitantes. Por exemplo, criar uma newsletter periódica com conteúdo interessante e relevante, também pode constituir uma mais valia para os teus seguidores. Por acaso, entras numa loja em que a montra não te seduza, onde não vejas nada interessante para comprar? Ou preferes interagir com quem te oferece algo de valor para ti? . E lembra-te de criares um site de navegação simples, intuitiva e responsiva e com uma boa velocidade de carregamento.
2- Utiliza o inbound marketing no teu processo de vendas
Mais do que um cliente que só compre uma vez, tu vais querer que ele volte mais vezes e, sobretudo, que fale bem de ti a outras pessoas. Para isso, tens de lhe proporcionar toda uma experiência imersiva desde o primeiro contacto que tem com a tua marca até à venda e no pós venda. O que podes fazer? Podes fazer com que seja o cliente a vir ter contigo e não ao contrário.. O segredo está em: Atrair, converter, vender e analisar.
3- Produz conteúdo digital relevante para futuros compradores /vendedores de casas (blog)
Hoje em dia quando queremos pesquisar sobre algum assunto, pesquisamos no google à espera de encontrar a resposta e quando isso acontece tens tendência a voltar ao site / blogue porque passaste a confiar na informação dada por eles. . Da-lhes e elas retribuir-te-ão com certeza. Vais ficar com a melhor impressão dessa página ou desse autor e provavelmente vais passar a recomendá-los . As pessoas vão voltar a procurar essas mesmas páginas quando voltarem a precisar de outra informação, porque essa página já conquistou um nível de confiança muito grande por toda a informação útil e relevante que foi partilhando ao longo do tempo. Ora, tu podes fazer o mesmo nas tuas páginas. E lembra-te que o conteúdo que produzires pode ser disponibilizado em fazer em diversos formatos: artigos, videos, podcasts, webinars, etc para o rentabilizares da melhor forma
4- Sê ativo nas redes sociais partilhando conteúdo útil e gerando debates em volta do mesmo
Se não existes nas redes sociais, estás a atrasar o teu crescimento. A tua concorrência está lá. Torna-te visível e de uma forma construtiva e útil. Proporciona debates e geração de ideias inovadoras. As pessoas gostam e o SEO também. Todos têm a necessidade como seres humanos de pertencerem a um grupo ou a uma comunidade. As pessoas precisam sentir-se entrosadas ao mesmo tempo que querem aprender mais sobre as suas áreas de interesse. Proporciona isso ao teu avatar. Conecta-te e interage! Ele agradece, e tu também!
5- Mantém as tuas leads sempre “mornas” com o envio de uma newsletter mensal
Quem não aparece, não é lembrado! E quando a concorrência é grande, ainda mais. Mantém a tua lista informada com as principais novidades do mês. ( por que é que haveria de ser “daquele” ) Isto vai fazer com que a tua audiência esteja sempre com o teu nome no radar quando alguém falar sobre imobiliária.
6- Mantém o teu CRM sempre atualizado e com campanhas de seguimento para cada cliente
A tua lista tem tendência a crescer e se não estiver organizada e devidamente “catalogada” é muito facil perderes o fio à meada e não saberes quem é quem. Cria seguimentos. Obriga-te a fazer isto. Nunca te esqueças que a tua lista é o teu maior ativo. Estima-a, nutre-a, mantém-na “limpa” e organizada.
7- Faz vídeos dos teus imóveis e partilha-os nas redes sociais
Cada vez mais são feitas pesquisas em motores como o youtube, pelo que se não tiveres lá o vídeo da tua mais recente angariação, estás a perder potenciais clientes. Trabalha com um fotógrafo profissional quer na realização do vídeo quer nas fotografias. Fará toda a diferença.
8- Segmenta as campanhas nas redes sociais para ires ao encontro do teu avatar.
Podes (e deves) ter mais do que uma campanha a decorrer no Facebook. Segmenta as mesmas, para os teus diferentes avatares, e tem em conta a geolocalização para teres melhores resultados. Desta forma, perceberás igualmente o que melhor funciona em cada uma delas. Lembra-te que uma boa copy num anúncio é (quase) tudo. Capricha neste ponto e vê os teus anúncios a irem para outro nível e a aumentarem o engajamento. Lembra-te também que cada rede social tem o seu publico: IG público mais jovem, LinkedIn uma rede mais profissional, TikTok uma rede social em franca expansão para jovens e jovens adultos e o Facebook uma rede social com um publico a partir dos 30 anos.
9- Cria o teu site ou página de Facebook e pede recomendações
Os testemunhos aumentam a tua credibilidade, o que ajuda potenciais compradores e vendedores de imóveis a optarem por ti em vez da concorrência. Faz uma zoom call com os teus clientes efetivos, já depois de os teres ajudado, e publica excertos dessa call no teu site e redes sociais.
Conclusão
É assim possível termos a ajuda do marketing imobiliário digital para atrairmos e conectarmos com a nossa audiência, com o nosso avatar.
A confiança e a autoridade associadas a um bom planeamento com base no que explorámos em cima, serão fundamentais para subires mais um degrau na tua escada.
Já fazes os 9 passos? Então já estás no bom caminho! Ainda não fazes nenhum? Bom, o importante é estares ciente da tua realidade, e arregaçares as mangas ires implementando estes passos, um a um.
Estou certo que se o fizeres, te levarão para outro nível, acima de tudo vão permitir-te ajudar mais famílias, e consequentemente o teu negócio vai melhorar. Tem atenção para medires sempre cada passo que deres, para conseguires perceber se vais na direção certa. Diferencia-te da concorrência pensando sempre se estivesses do lado do vendedor de que forma querias ser tratado e o que gostarias que o teu consultor fizesse por ti.
Nome: Nuno Filipe Teixeira Ramos
Instagram: @nunoramosrealestate